quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pneus,rachas e saudosismo.



Sim!
Mais um game files chegando pra encher sua cachola de história gamer!
Hoje vamos falar sobre uma das séries de maior sucesso nos games e que até hoje mantém seu encanto,sempre produzida pela Electronic Arts: Need for Speed.




Tudo começou em 1994 com um jogo muito divertido,lançado para o extinto 3DO.
Intitulado de Road & Track Presents: The Need for Speed (NFS),o game trazia varias marcas famosas no mundo dos carros e mostrava corridas por diversas estradas.
É considerado até hoje como um dos melhores games da série.
Apresentava ainda a ficha técnica de cada um dos veículos e algumas fotos de cada modelo.
Game contava com perseguições policiais,tráfego e interação com o ambiente como por exemplo: poder destruir placas e barreiras.
Primava pelo realismo e conseguia passar isso com maestria diante dos recursos da época.




Três anos depois (1997) foi lançada a 2ª parte,intitulada de Need for Speed 2.
Nesta edição,o game deixou um pouco do realismo que o marcou tanto no primeiro para ganhar um estilo mais arcade,matendo uma excelente jogabilidade embalada por músicas eletrônicas e heavy metal.
As corridas agora eram ambientadas em diversas locações tais como Australia,Noruega,México entre outros.
Apresentava ainda mais carros que seu antecessor e vários veículos normais como caminhões e outros carros menos potentes e alguns whatever que poderiam ser habilitados tipo caixas e troncos que não tinham barulho de motor e possuíam buzina de bicicleta (WTF?!).
Neste game, a polícia ficou de fora e foi acrescentado pela 1ª vez a opção Lap Knockout,onde o ultimo colocado de cada volta era eliminado.




NFS III: Hot Pursuit - Primeiro jogo da série com história.Game intensificou as perseguições policias e havia opção de continuar como "fora-da-lei" das estradas ou auxiliar a polícia nas perseguições.Game inovou mais uma vez,acrescentando variações de clima (chuva,neve,etc),além de manter as opções dos games anteriores.
Outra coisa que se destacava desde a primeira versão,era o realismo do interior dos veículos,mostrando painéis cheios de detalhes.
Lançado em 1998.




Em 1999,foi a vez de NFS: High Stakes (também chamado de NFS IV).
Nesta edição foram incluídos os modos High Stakes e, Getaway e Carrer.
No High Stakes quem ganhava a corrida ficava com o carro do perdedor.
Getaway era fuga alucinada e desnfreada da polícia e o modo Carrer onde era possível comprar,vender e melhorar os carros(esta opção de compra,venda e tunning permanece até hoje).Outro detalhe foi a incorporação de danos ao carros conforme iam batendo.








NFS : Porsche Unleashed foi o sucessor da franquia tradicional.
Game contava somente com carros da Porsche desde os primeiros modelos(1950) até os modelos do ano de lançamento do game(2000).Ao todo eram mais de 80 carros.
Era possível utilizar atalhos e caminhos alternativos durante os rachas.
Foi a primeira versão a utilizar modo multiplayer em uma única tela além do modo online.






Em NFS: Hot Pursuit 2 o refinamento de um console de ultima geração chegou,seja em acabamento do jogo como em detalhes dos carros, pistas e cenários.
A polícia voltou a bater ponto nessa versão mais implacável do que nunca.
Foram mantidos atalhos e rotas alternativas além de acrescentar o modo multiplayer em LAN.
Neste, a Electronic Arts era quem "assinava" a trilha sonora criando o selo EATrax que se mantém até hoje em alguns jogos da empresa.
Uma das modificações diante das versões anteriores foi a ausência da visão do painel dos carros.Foi lançado em 2002.




Em 2003,aproveitando o hype do filme Velozes e Furiosos foi lançado NFS: Underground, game esse que apresentava rachas noturnos onde a polícia não tinha vez.A proposta do jogo era diversão,sem se preocupar em ser preso por cometer atos ilegais.
As opções de customização iam desde a pintura e adesivos do carro até o desempenho.
As corridas variavam de um pequeno trecho nas ruas da cidade até um Drag ou Drift(ps.: meu desafio favorito em NFS).
No quesito online,pela primeira vez players de PC podiam jogar contra players de PS2.





2004 e mais uma inovação na série: agora além de poder customizar,comprar carros e tudo mais que já havia,o jogador pode correr por uma cidade inteira!
Essa talvez tenha sido a maior inovação,senão a única em NFS : Underground 2.
Os rachas noturnos continuam como foco principal,porém agora,a polícia retorna mais voraz que nunca na caça dos pilotos que aprontam demais.
Também se torna possível desafiar e ser desafiado por outros pilotos que estão "passeando" pelas ruas da cidade.




NFS: Most Wanted
continua seguindo a mesma linha dos seus antecessores só que dessa vez você precisa ser o mais "mothafocka" possível pra se tornar o piloto/bandido mais procurado pela polícia.
Game deixa um pouco de lado o tunning e faz como objetivo maior o topo dos mais procurados.Para isso,deve-se ganhar rachas de outros pilotos "graduados na bandidagem",destruir viaturas e patrimônio e atravessar por locais com radares o mais rápido possível tornando-se assim o mais temido dentro dos carros.
É considerado um dos melhores títulos da série até então.
Seu lançamento aconteceu em 2005.





2006 foi o ano de NFS : Carbon.
Game conta com a volta das corridas noturnas começando no interior da cidade e indo para os canyons disputar o final de "fase" contra os pilotos mais graduados do setor.
Foi acrescentada a opção Auto Sculpt,que permitia aumentar ou diminuir certas partes dos carros que eram divididos em 3 categorias que possuíam características próprias: Muscles (bons em arrancada e velocidade máxima), Tuners (bons em curvas e retomadas) e Exotics (os carros mais equilibrados).






Chegamos a 2007 com o jogo considerado o mais realista de toda série: NFS: ProStreet.
Apesar de todo realismo o game não emplacou como deveria ser( sinceramente,creio que esse seja um dos piores jogos de todos pois apesar do realismo,o jogo é muito enfadonho pra nao dizer que é uma b****.)
Agora as corridas são legalizadas e o sistema de danos provoca resultado no desempenho dos carros,podendo ocasionar até uma "perda total" dependendo da velocidade que se está.





A história de NFS: Undercover trata basicamente de um agente do FBI que se infiltra no mundo das corridas ilegais.
Mais uma vez,como ja acontecia em outros jogos da série,vídeos sao introduzidos em meio à corridas contando um pouco do que está acontecendo.
O game conta como sempre, com customizações,dirigibilidade bastante realista e perseguições cinematográficas,dando a impressão que se está dentro de um filme Hollywoodiano.
A polícia,mais uma vez,está implacável.
Game lançado no ano de 2008.




Finalmente chegamos à 2009!
Ainda não tivemos nenhum título da série lançado,coisa que só deverá ocorrer mais pro final do ano.
Vamos as promessas:
NFS Shift: promete ser um retorno às origens do game,deixando de lado as perseguições e customizações trazendo outra vez o prazer de pilotar belas máquinas sem a necessidade de fugir ou se esconder.

NFS Nitro:mais um título que deverá sair,segundo consta,antes do fim do ano.
Pouco se sabe sobre o game ainda mas provavelmente sairá em contrapartida ao outro título sendo um game que primará mais pelo ja conhecido nitro(como o próprio nome ja diz) e customizações que são marca registrada da série.








Por hoje é isso.
Espero que tenham gostado!


PS¹: alguns poucos games da série ficaram de fora deste Game Files devido terem sido lançados apenas pra consoles portáteis ou por não terem feito sucesso.
PS²:Se você tiver alguma história curiosa,engraçada,interessante ou irrelevante sobre games,mande pra nós que publicaremos aqui no blog.O contato é viop.MT@gmail.com.
Comentem!

4 comentários:

  1. Eu jogava muuuito o High Stakes quando tinha PS1 e nessa geração mais nova o que mais me divertiu e único que realmente me deu vontade de terminar foi o Underground 2. O Most Wanted é o meu 2º favorito pelas perseguições, mas a parte de tuning foi realmente esquecida. O Carbon me decepcionou muito, os gráficos são bem piores que do antecessor, e aquela fórmula de ter um ajudante em cada corrida é broxante.

    ResponderExcluir
  2. Eu joguei o NFS 1,2 e 3....depois só voltei a jogar o Underground e desde então joguei todos seguintes.Dos antigos,na minha opinião NFS 1 é o melhor....dos novos divido a preferência entre NFS Undeground 1 e 2.

    ResponderExcluir
  3. Ah,e torço imensamente pra q o NFS Shift realmente consiga retornar a série às origens.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse update de NFS.. coincidência que esse findi eu e a Kah tava na casa do papai e meu filho chegou e tava mostrando os jogos com o play 2 que ele comprou.. Aí a Kah foi tentar dirigir e deu WIN ! *--*
    A gente riu muito..

    ResponderExcluir

Comente, além de ser a nossa força para continuar, saberemos o que você acha do nosso trabalho.